quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Estrutura e perspectivas para o transporte ferroviário brasileiro

No quesito ferrovias, o Brasil apresenta, a despeito de suas dimensões, uma baixa densidade. A extensão da rede ferroviária brasileira, segundo dados de 2006, era de 28.276km. As principais ferrovias do país estão dedicadas principalmente ao transporte de minérios e grãos. Assim, novamente vemos o destaque do Mato Grosso do Sul, com 67,95km de ferrovia por 10 mil habitantes – enquanto a média nacional ficava em 14,77km. O indicador é reforçado pela pequena população do estado – pouco mais de 2,3 milhões de habitantes em 2009 – e seus 1.600km de ferrovia. Outros estados que se destacam: Rio Grande do Sul (28,50km), Santa Catarina (22,31km) e Paraná (21,40km). Pode-se notar que os três estados da região Sul possuem as mais altas densidades de ferrovias por habitante. A região Norte, por outro lado, destaca-se pela ausência de ferrovias em cinco estados e possui somente 2,42km de ferrovia por 10 mil habitantes no Pará. As demais regiões possuem valores semelhantes para este indicador: Nordeste (12,97km), Sudeste (4,58km) e Centro-Oeste (17,2km). 

O transporte ferroviário brasileiro ainda é pequeno e concentrado em algumas cargas. A malha ferroviária brasileira é a mesma há muitos anos, mas vem melhorando desde o início do século, após serem concedidas. No entanto, boa parte dos investimentos anunciados para o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) são projetos ferroviários que, se concretizados, prometem mudar o panorama deste transporte no Brasil.

Por fim, merece destaque o desafio de o Brasil planejar, de forma integrada, todos estes esforços e oportunidades. Várias ações foram realizadas nos últimos anos para corrigir problemas emergenciais em áreas específicas do setor de transportes, mas em geral sem uma adequada articulação com os outros modos. No entanto, o acelerado crescimento econômico vem exigindo a eficiência de todos os modos e isto exige, naturalmente, uma adequada integração modal e em transporte público de qualidade.
  
 Fonte:
GRUPO LARANJA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!!