terça-feira, 4 de setembro de 2012

ANALISE DO SETOR DE TRANSPORTE

O setor de transporte possui uma grande importância na economia de um país.Graças a ele é possível diminuir distâncias entra moradores da zona rural e urbana, contribui para uma melhor distribuição de rendas, gera empregos e permite o acesso de pessoas a educação ,saúde e lazer, porém para que seja possível, é necessário que haja uma boa infra-estrutura para o desenvolvimento do nosso país.

O Brasil atualmente encontra-se entre as 10 maiores economias mundiais, sendo o seu crescimento econômico dependente das exportações e apesar de também se encontrar entre os 20 maiores exportadores, ele possui uma participação de 1% do fluxo mundial.

Este fato está diretamente ligado à falta de infra-estrutura e pelo baixo nível de investimento do país neste setor, resultando em transportes de má qualidade, carentes de manutenção que geram perdas não só para as empresas como também pra a população. Por trás de todos esse problemas estão as deficiências de regulamentação, políticas governamentais de investimentos e também a distorção de matrizes de transporte que ocasionam altos custos e perdas econômicas.

No Brasil o modal mais utilizado é o rodoviário, o qual sofre sérios problemas de sobrecarga causado pelo não uso de outras modais, como por exemplo, o hidroviário e o aéreo que praticamente não utilizados.



Para a inserção de uma boa infra - estrutura no transporte  é necessário que o país invista em processos menos burocráticos e uma produção forte, proporcionando preços mais competitivos aos produtos gerando um maior desenvolvimento econômico.  


Referências bibliográficas: 
Artigo: ANÁLISE DO SETOR DE TRANSPORTES


Fonte:


GRUPO AZUL




  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!!