quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Logística: Competitividade das empresas no mercado

     A logística no Brasil teve como base estrutural o modelo dos Estados Unidos. Esses tiveram a ideia de diferenciação no mercado em relação não somente ao produto e aos custos, mas de como ser eficiente e agradar ao cliente usando o tempo como ponto de partida, isto é, a distribuição física de produtos que teve grande significação. 
 

     No Brasil o transporte também começou a ser visto como foco de redução de custos. O problema no início foi uma “pequena” confusão em dizer que transporte era logística. Hoje em dia muitos encarregados reconhecem que a atividade do transporte não é trabalho isolado da logística, pois existe integração e sincronia quando se fala em agregar valores e atender às necessidades do mercado. O Brasil ainda sofre com a falta de cultura de trabalho com enfoque integral e uma abordagem logística sistêmica. Algumas empresas não se adequaram ao novo modelo da logística empresarial, muitos ainda pensam isoladamente e cada gerente da cadeia logística busca somente recursos para o seu setor. Outro problema é que a via de transporte modal rodoviário beira 60% no transporte de cargas gerando desequilíbrio notável. Sabendo que estamos na era da globalização e informatização como o Brasil pretende fazer diferença internacional e manter competitividade entre as empresas brasileiras? Temos exemplos diversos de países, temos livros, projetos estratégicos, mas porque não é tirado do papel por muitas empresas?


Fonte : r e v i s t a FA E B U S I N E S S , n.2, jun. 2002 ( Entrevista )
                                                                                                                                                                           Artigo: Logística: o diferencial da empresa competitiva
Grupo laranja

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!!