segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Logística reversa do óleo de cozinha


Denomina-se logística reversa o processo que envolve o retorno de mercadorias para a empresa, podendo se tratar de produtos danificados, devolvidos, materiais perigosos para descarte ambientalmente correto, ou até mesmo de produtos usados, que serão reprocessados a fim de tornarem-se útil novamente e retornar ao mercado consumidor.

A degradação ambiental é contínua e é cada vez mais comum vermos empresa investindo em Gestão Ambiental, seja por obrigatoriedade de leis, ou para transmitir uma imagem positiva no mercado. Para isso muitas delas vêm investindo no processo de logística reversa, a fim de dar um destino ambientalmente correto aos seus produtos quando atingem o fim de sua vida útil.

O óleo de fritura é um desses resíduos, que é altamente poluente, mas que é descartado de forma irracional em grande quantidade diariamente nos ralos das pias, causando transtornos na rede de saneamento e a poluição dos rios.

Como forma de minimizar os impactos ambientais, óleo usado pode ser reutilizado na fabricação de produtos de diversos segmentos da indústria, gerando novas fontes de renda como é o caso da utilização na:

- Produção de sabão e detergente;

 








- Tintas à óleo;
 










- Massa de vidraceiro;

 









- Telhado ecológico









- Produção de biodiesel, e outros.












Embora algumas empresas ainda não participem dessa conscientização ambiental, já existem sinais de melhoria, graças a cooperativas e a empresas incentivadoras, mas muito ainda precisa ser feito e a população ainda precisa tomar conhecimento dessa conscientização e colocá-la em prática.




Fontes: 

Artigo:A logística reversa do óleo de fritura usado como solução para problemas ambientais

http://www.infoescola.com/ecologia/telhado-ecologico/

http://www.comofazer.org/outros/como-aplicar-e-substituir-massa-de-vidraceiro/

http://www.bazarhorizonte.com.br/tinta-oleo-acrilex-20ml/tinoleo/56/401

http://synbiobrasil.org/2011/04/25/producao-de-biodiesel-por-bacterias/



GRUPO AMARELO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!!