domingo, 9 de setembro de 2012

ANÁLISE DO TRANSPORTE AÉREO BRASILEIRO ATRAVÉS DA EVOLUÇÃO DA MALHA AEROVIÁRIA


O transporte aéreo é uma maneira rápida de se descolar e eficaz que auxilia na inter-relação e a conectividade entre as regiões brasileiras, proporcionando o desenvolvimento de várias localidades. O Brasil, por ser um país de dimensões continentais necessita de um transporte que atenda a tal característica.  
Nos últimos anos a malha aeroviária brasileira vem passando por uma adaptação mercadológica, causada pelo aumento do percentual de passageiro-quilômetro em 8,5% a.a. entre 1999 e 2010 (ANAC, 2010)

Segundo BALTER et al. (2010), o estudo dos fluxos de passageiros auxilia no planejamento de capacidade e demanda do aeroporto para que o mesmo atenda de maneira eficiente a quantidade de ligações operadas. Como também permite verificar quais aeroportos necessitam de maiores investimentos por parte da administradora – INFRAERO e das empresas aéreas com deslocamento de aeronaves devido ao aumento do número de ligações, por exemplo, o Aeroporto de Viracopos localizado na cidade de Campinas – SP.

Devido as transformações ocorridas entre os anos de 1999 e 2010, foi realizada uma pesquisa para analisar o transporte aéreo brasileiro através da conectividade das cidades por meio da evolução da malha aeroviária.

Os dados foram colhidos do Horário de Transporte - HOTRAN. Os resultados mostram a intensidade de fluxo aéreo entre as cidades e sua hierarquização, indicando suas interações. As principais cidades brasileiras, em termos de ligações são: São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Pode-se observar na análise dos dados que há um aumento da concentração de ligações nas capitais nacionais brasileiras.

É possível observar no gráfico abaixo o acumulo da oferta de partidas de voos nos aeroportos situados nas cidades com maior hierarquia político-econômica, localizadas na região Centro-Sul do país.

 


Podemos observar no gráfico que o resultado mostra a necessidade de desconcentrar a oferta de voos nas cidades cruciais com intuito de ajudar as demais capitais brasileiras, bem como retirar a situação de saciedade em que se encontram tais aeroportos.




GRUPO VERMELHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!!